terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Texto Software Livre e Software Proprietário

SOFTWARE LIVRE X SOFTWARE PROPRIETÁRIO




Um sistema operativo é considerado como um programa de grande complexidade que é responsável pelo funcionamento geral da máquina desde o software a todo hardware instalado na máquina. Todos os processos de um computador estão por trás de uma programação complexa que direciona e comanda todas as funções que a pessoa que utiliza impõe a máquina. Temos vários sistemas operativos; podemos citar, entre eles, os mais utilizados diariamente, normalmente usados em computadores domésticos, são o Windows, Linux, OS/2 e Mac OS X.
As diferenças entre Software Livre e Software Proprietário, não é apenas uma briga entre Windows e Linux. A discussão é muito mais ampla, sendo assim, vou fazer um pequeno comparativo entre os temas acima citados. O Software Livre é um programa que todos podem visualizar como foi produzido. Ele possui licenças que possibilitam sua cópia sem restrições, fazendo com que cresçam o número de usuários. De que vale você produzir um texto em que apenas você e seu computador possam ler e ter acesso? De nada adianta. O lucro do Software Livre está no suporte técnico e não na aquisição da plataforma, permitindo a aquisição de programa democrático e possibilitando uma inclusão digital maior.
Já o Software Proprietário é o programa que você compra numa loja, com o propósito de produzir algo, quer seja um documento, um texto, uma planilha, uma planta de CAD, um vídeo...
Você aprende como operá-lo e vê o produto final, mas não tem conhecimento de como ele é produzido, pois seu código não é livre, aberto e você também não é um programador.
Poe exemplo, um sistema operacional com o Windows, você adquire, instala, utiliza, mas na maioria das vezes, não sabe o que ele executa (faz), que informações estão enviando ou coletando de seu computador. Outro empecilho é que a maioria não se preocupa com o formato, ou seja, a maneira como os dados codificados não te proporcionam a segurança necessária, o futuro das informações armazenadas.
Editores de textos, planilhas, computadores e até músicas, tem extensões conhecidas e cuja importação é possível por outros programas, mas a maioria não. Isso é um programa proprietário, cuja licença te autoriza a utilizá-lo em seu computador e copiá-lo para seu uso próprio, mas não te proporciona garantia sobre os formatos nos quais serão produzidos seu trabalho.

2 comentários:

Ex-Cursista Tecnologia em Educação disse...

Oi Liria,
Obrigada pela explicação. É sempre bom manter-se informada do que estamos utilizando.
Bjs
Mônica

Maurici disse...

Olá Liria!
O blog esta criado, agora é só rechear. Belo clube da Luluzinha rsrsr Bjs, Maurici